quarta-feira, 13 de abril de 2011

Teste prova que frozen é sorvete e não Iogurte


Muitos alimentos "do momento" são mostrados para os consumidores como deuses solucionadores de problemas. Para desespero dos nutricionistas, muitas vezes é passada uma falsa impressão de que agora pode sim comer o quanto quiser. Foi assim com a soja, com os dietéticos (lights e diets) e, mais recentemente, com o frozen, o famoso "Iogurte com consistência e sabor semelhantes ao do sorvete comum".
São sim mais saudáveis. Mas isso não deixa abertas as portas para os excessos de consumo.
Ainda bem que existe a ProTeste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, amiga dos nutricionistas na descontrução de ilusões!
A pesquisa realizada pela Associação foi assim divulgada:

"Apenas uma de oito marcas de frozen yogurt pode dizer que o produto é realmente iogurte gelado, segundo pesquisa da ProTeste.

A entidade de defesa do consumidor analisou a quantidade de bactérias lácticas dos produtos e concluiu que as marcas Yogolove, Yoforia, Yoggi, Yogoberry, Tutti Frutti Frozen Yogurt e Bendita Fruta são "sorvetes à base de iogurte".
Isso quer dizer que não têm quantidades suficientes de iogurte. O frozen da Yogofresh não tinha iogurte. A Yogen Früz foi a única com o número mínimo de bactérias.
O teste foi encaminhado ao Ministério Público do Rio, que investiga o assunto desde o fim do ano passado, conforme reportagem da Folha em janeiro.
A Yogoberry disse que, em um mês, todos os seus produtos terão mais lactobacilos. A Tutti Frutti afirmou que deixa claro que é um sorvete.
A Yogofresh e a Bendita Fruta reiteraram que o frozen é saudável. Segundo a Yogolove, a fórmula tem 20% de iogurte fresco. A Yoforia questionou a metodologia do teste. A Yoggi não quis se pronunciar."

Fonte: http://www.folha.uol.com.br/ (Folha Online, São Paulo)

Um comentário: