segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Problemas com seu estômago? A nutrição lhe ajuda!

Queimação, azia e má digestão são queixas comuns em consultas nutricionais e consultórios médicos (e até em conversas informais!). Muitas vezes o incômodo é tanto que toda a vida do indivíduo fica prejudicada, já que esses sintomas podem estar ligados a causas sérias como o refluxo gastroesofágico (sensação de retorno do conteúdo estomacal), gastrites, úlceras ou doenças da vesícula, entre outras doenças. A boa notícia é que a nutrição pode, e com muito sucesso, aliviar sintomas e evitar pioras.
Abusar da alimentação, consumindo excessivamente alimentos gordurosos ou açucarados, caféina e álcool, é certamente uma forma de convidar para sua vida as doenças do estômago. Como prevenir ou aliviar sintomas? Siga as dicas abaixo! Seu estômago agradece!

1. Não fique mais de quatro horas sem se alimentar
O ideal é que façamos nossas refeições a cada três horas (salvo sob orientação específica). Nosso estômago sempre produz o ácido indispensável à digestão. Assim, mesmo sem a presença do alimento, o ácido é produzido, podendo trazer danos à parede do estômago.

2. Ajude seu relógio biológico
 Precisamos de horários específicos para que as refeições sejam consumidas e "entendidas" pelo organismo. Procure se alimentar sempre nos mesmos horários, ou ao menos que a diferença de horários não seja tão grande. A produção ácida será mais controlada e funcional.

3. Nunca deite após as refeições
Durante o sono, o esvaziamento gástrico é retardado e as funções digestivas diminuem. Até mesmo anatomicamente nosso trato digestivo é como um tubo vertical e é assim que precisa estar para desempenhar bem suas funções. Devemos aguardar um período de ao menos 90 minutos após a refeição para poder dormir ou estar em posição horizontal.

4. Mastigue bem os alimentos
Pedaços grandes de comida podem dificultar o trabalho do esstômago, além de exigir mais atuação do ácido produzido. Mastigando bem os alimentos damos tempo ao organismo para que ele haja da forma mais adequada ao tipo de refeição consumida.

5. Leite: mocinho ou bandido?
Defendido durante anos como santo remédio para a azia e gastrite, sabe-se hoje que o leite traz apenas alívio imediato, agravando a situação depois de alguns minutos. Isso acontece por ser um alimento rico em cálcio e proteínas, conhecidos estimulantes da secreção ácida do estômago. Sendo assim, nada de tomar leite para "aliviar a queimação". Pessoas com os sintomas citados devem consumir somente um copo por dia, e quando não estiverem com a sensação de mal estar. Outro ponto importante é evitar tomar leite antes de dormir, já que ficará na posição horizontal, o que favorece os sintomas.

6. Cigarro: inimigo declarado
Fumar é sabidamente um ato contra a vida. Além da dependência escravista que causa, traz consequências sérias para cada órgão do corpo, e o estômago não está livre. A ação irritante da nicotina pode diminuir o esvaziamento do estômago e causar lesões de mucosa, sem falar que as úlceras cicatrizam com mais duficuldade nos fumantes. Além disso, outras substências tóxicas, como o alcatrão podem levar até mesmo ao câncer de estômago.

7. Refrigerantes e bebidas alcoolicas devem ser ingeridos com moderação
O gás presente nos refrigerantes causa distensão da parede estomacal, estimulando a secreção ácida e dando a sensação de "empachamento". No caso das bebidas com álcool,  pode haver corrosão da mucosa, sendo esse um dos motivos para nunca ingerir álcool em jejum.

8. Café pode?
Essa pergunta é bem comum e a resposta é "sim, mas com bom senso". O contato direto da cafeína com a parede do estômago pode ocasionar irritações, por isso o cafezinho em jejum pode ser perigoso. Deve ser ingerido preferencialmente após o almoço ou jantar (se não tiver problemas com insônia), e não "de vez em quando durante o dia".

9. Nunca tome medicamentos sem orientação médica
Algumas medicações podem esconder doenças graves, como o câncer, por aliviar sintomas, o que adia a procura por auxílio médico. Remédios para dor, antiinflamatórios e antigripais e outros à base de ácido acetilsalicílico são comuns causadores de problemas digestivos. Cuidado!

10. Coma pequenas quantidades por vez, e procure não comer alimentos excessivamente condimentados.
Grandes quantidades de alimento podem diminuir a pressão de uma estrutura anelar - chamada esfícter - que está presente na porção inferior do esôfago. Quando isso ocorre, o alimento não permanece totalmente no estômago, voltando à porção superior do trato gastrintestinal e trazendo os desconfortos do refluxo. Já os condimentos levam à irritação da mucosa, aumentando sintomas de irritação.


Mudanças simples podem trazer benefícios grandiosos que vão do corpo à forma como enfrentamos e solucionamos problemas! Como disse Platão: Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.
 
Até a próxima!


Fonte: AstraZeneca do Brasil Ltda./ Federação Brasileira de Gastroenterologia