terça-feira, 26 de abril de 2011

Alimentação saudável e falta de tempo: essa combinação é possível?

Manter uma alimentação saudável não é fácil, principalmente para quem tem jornadas longas de trabalho e, por isso, precisa fazer refeições apressadas, adaptadas e fora de hora. 
A falta de tempo e o trânsito são grandes empecilhos para uma boa alimentação, contribuindo para que  lanches gordurosos, chocolates e refrigerantes ganhem disparado na disputa entre os mais eleitos pela praticidade. Apesar disso, é sempre válido lembrar que a facilidade de hoje pode trazer sérios prejuízos amanhã.
É possível sim seguir uma boa alimentação mesmo na correria do dia-a-dia.
Aqui, listo uma série de dicas para facilitar a vida de quem não tem tanto tempo livre, mas mesmo assim deseja uma alimentação mais saudável:
  • O café-da-manhã é uma das únicas refeições feitas em casa quando se trabalha fora, por isso não deve ser esquecido. É a refeição mais importante do dia e diz muito de como será nossa disposição para o trabalho. Componha seu café-da-manhã de alimentos fontes de carboidratos, proteínas e gorduras. Uma dica simples é combinar pão-integral, queijo e suco de frutas;
  • Evite os lanches açucarados, como chocolates, refrigerantes e biscoitos recheados. Além de fornecerem poucos nutrientes, são bastante calóricos;
  •  Docinhos e outras guloseimas são sempre oferecidas pelos colegas de trabalho, mas vale a pena o sacrifício de evitá-los pelo bem da saúde!
  • Carregue com você lanches saudáveis! Hoje a preocupação com a saúde é maior e muitas redes de supermercados já oferecem opções saudáveis. Em vez do biscoito recheado, opte pelos integrais de pacote individualizado (são práticos e cabem tranquilamente na bolsa!). Frutas como a maçã podem ser envoltas em guardanapo e papel filme para o lanche da manhã ou da tarde. Barrinhas de cereal também são ótimas opções;
  • O almoço pode dar mais disposição para o trabalho se você acrescentar saladas cruas ao prato! As fibras presentes nos vegetais farão com que as calorias consumidas sejam disponibilizadas mais lentamente, fornecendo energia de forma regular;
  • Evite comidas gordurosas. Além da sobrecarga calória, esses alimentos são de difícil digestão, fazendo com que maior volume sanguíneo seja desviado para o sistema digestório, o que pode provocar sonolência durante o período de trabalho;
  • Mastigue bem os alimentos para que as enzimas digestivas presentes na saliva exerçam sua função de maneira adequada. Mesmo com pressa, procure reservar um maior tempo para a refeição, ainda que isso sacrifique um pouco aquele longo papo do meio-dia com os colegas de trabalho.
  • Evite consumir líquidos junto com as grandes refeições (almoço e jantar). O estômago terá uma maior dificuldade na digestão, o que implica em um maior tempo para o esvaziamento gástrico. Quanto mais se ingere líquidos durante uma refeição, mais alimentos são consumidos, o que pode levar à sensação de plenitude excessiva após a refeição (empachamento) e à dilatação progressiva do estômago;
  • Lembre-se de ingerir líquidos entre as refeições. A hidratação anda de mãos dadas com a boa alimentação, melhorando o funcionamento intestinal e regulando a temperatura do corpo;
  • Procure seguir horários, sempre que possível. A alimentação é um ritual e nosso organismo precisa ter uma certa rotina para disponibilizar energia e nutrientes de maneira regular. O ideal é que façamos de 5 a 6 refeições diárias, em um intervalo de 3 em 3 horas. Se seu emprego não permite essa frequencia, procure intervalos os mais regulares possíveis e prefira de modo especial alimentos ricos em fibras;
  • Procure um nutricionista. Só uma avaliação detalhada pode dizer as quantidades de cada alimento necessárias para que seu dia de trabalho renda o máximo possível!





quarta-feira, 13 de abril de 2011

Teste prova que frozen é sorvete e não Iogurte


Muitos alimentos "do momento" são mostrados para os consumidores como deuses solucionadores de problemas. Para desespero dos nutricionistas, muitas vezes é passada uma falsa impressão de que agora pode sim comer o quanto quiser. Foi assim com a soja, com os dietéticos (lights e diets) e, mais recentemente, com o frozen, o famoso "Iogurte com consistência e sabor semelhantes ao do sorvete comum".
São sim mais saudáveis. Mas isso não deixa abertas as portas para os excessos de consumo.
Ainda bem que existe a ProTeste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, amiga dos nutricionistas na descontrução de ilusões!
A pesquisa realizada pela Associação foi assim divulgada:

"Apenas uma de oito marcas de frozen yogurt pode dizer que o produto é realmente iogurte gelado, segundo pesquisa da ProTeste.

A entidade de defesa do consumidor analisou a quantidade de bactérias lácticas dos produtos e concluiu que as marcas Yogolove, Yoforia, Yoggi, Yogoberry, Tutti Frutti Frozen Yogurt e Bendita Fruta são "sorvetes à base de iogurte".
Isso quer dizer que não têm quantidades suficientes de iogurte. O frozen da Yogofresh não tinha iogurte. A Yogen Früz foi a única com o número mínimo de bactérias.
O teste foi encaminhado ao Ministério Público do Rio, que investiga o assunto desde o fim do ano passado, conforme reportagem da Folha em janeiro.
A Yogoberry disse que, em um mês, todos os seus produtos terão mais lactobacilos. A Tutti Frutti afirmou que deixa claro que é um sorvete.
A Yogofresh e a Bendita Fruta reiteraram que o frozen é saudável. Segundo a Yogolove, a fórmula tem 20% de iogurte fresco. A Yoforia questionou a metodologia do teste. A Yoggi não quis se pronunciar."

Fonte: http://www.folha.uol.com.br/ (Folha Online, São Paulo)

Correio Verdade e o jornalismo-piada que manipula...

Ao criar o Blog me vi na proposta arriscada de apresentar a Nutrição como algo mais complexo do que um simples combinar de macro e micronutrientes.
Aquilo que comemos depende rigorosamente da nossa formação, do alcance financeiro, do tempo disponível e, este de igual importância, daquilo que sentimos.
Estabelecemos com os alimentos e com nosso corpo relações bem semelhantes às que criamos com as pessoas que nos cercam: ansiedade, nervosismo, rejeição, tristezas e alegrias são frequentemente refletidas de maneira clara na alimentação.
A boa Nutrição vai muito além de um cardápio. Depende do que vemos, ouvimos e falamos.

Em um texto divulgado por email falei da falta de respeito e negação de cidadania por parte de um telejornal paraibano. Isso também é negação à saúde. Saúde negada aos olhos e ouvidos e que impõe o conformismo aos doentes de alma.
Há algum tempo senti a necessidade de não somente trocar de canal ou fingir que estava em um grande circo...
Incomodada, conversava com algumas amigas sobre a falta de respeito de certos programas policiais e decidi enviar um email aos meus contatos. Tomaria somente meu tempo, mas seria um tempo empregado em uso e benefício da cidadania. O email tomou rumos grandiosos e o retorno das pessoas foi de agradecimento e apoio à luta contra a imposição da não-cultura.

Sou Nutricionista, mas como falo no texto, não deixo por isso de ser cidadã.
Falo sobre Nutrição quando falo sobre respeito à vida, mesmo que a palavra "alimento" não esteja digitada.
Tenho consciência de que esse não é um problema específico do Correio Verdade. Muitos outros telejornais, como também mídias escritas (um grande exemplo é o "Jornal Já"), utilizam artifícios perversos de humor negro; porém, a grande audiência é, sem dúvida, do Correio Verdade.

Agradeço a todos que compactuam do mesmo ideal de respeito à vida humana. Aos nutricionistas, filósofos, sociólogos, historiadores, estudantes, jornalistas e demais CIDADÃOS que fizeram questão de mostrar sua indignação.
Abaixo, o texto:



A TV paraibana nunca foi tão ridicularizada. As mortes transmitidas das 12 às 13h, que já eram prato principal dos almoços de muitos paraibanos "vidrados" no Correio Verdade agora estão do jeito que o jornalismo imprudente sempre sonhou: as pessoas riem da desgraça alheia e a bandidagem ainda vira melô, hit musical....
Pois é, as novas celebridades do jornalismo local não são reconhecidas por seu trabalho sério e competente em informar...não são vistos pelo Brasil como repórteres que elevam a Paraíba...são reconhecidos em toda a parte, mas, como o próprio Portal Correio anunciou em 2010, " Agora, toda a Paraíba vai ver e conhecer a força, a alegria e a irreverência de Samuca Duarte e Emerson Machado." É mesmo uma pena que estivessem falando de um programa policial...
Sucesso no you tube, orkut e afins, a "dança do mofi" é unanimidade: agrada tanto aos cidadãos de bens quanto aos bandidos. As crianças, incentivadas até mesmo pelos pais, colocam a camisa na cabeça e com os braços para trás dançam e aumentam a popularidade do jornalismo que todas as tardes ri da falta de consciência de uma população que já acostumada com a impunidade, resolveu aceitar que ela virasse piada.
Tratados como "amigos" (já que são a audiencia), os criminosos até gostam das brincadeiras, afinal de contas, nem é assim tão grave o que eles fazem...
...
Para mim, parecia que já tinham usado e abusado de todas as armas do sensacionalismo, mas mostraram que não: no dia 31 de março o telejornal foi transmitido em pleno Mercado Público de Mangabeira, e é claro, com direito a palco e plateia. A cada notícia de mais uma entrada no Hospital de Emergência e Trauma ou de uma briga em bar que acabava em morte, uma música era tocada pela banda que estava participando do Caravana da Verdade. Lágrimas, perdas e outras tristezas que merecem respeito (seja por quem for), viraram show. Um show desejado e aclamado por muitos telespectadores. Ah, a ideia contraditória e doentia da contratação da banda foi anunciada no prórpio Portal Correio, com as seguintes palavras:" A Banda Identidade Baiana realizará um show para animar ainda mais o evento, das 11h às 14h."
Samuka Duarte, Emerson Machado ( Mô- fi), Marcos Antonio (O Àguia), Josenildo Gonçalves (O Cancão da Madrugada) e toda a equipe de edição do Correio Verdade conseguem, dia após dia, tornar animadas as refeições de paraibanos que não se importam em almoçar frente às cenas de corpos perfurados e poças de sangue humano. Creio que não conseguem, com a mesma eficácia, tornar menos dolorosa a sina de uma mãe que sente a dor de ter um filho que agora é presidiário, de parentes de uma criança que morreu acidentalmente ou de um pai, que vê seu filho destruído pelas drogas, morto e servindo de audiência para um programa de humor chamado Correio Verdade.
Não sou jornalista. Sou nutricionista, mas antes disso, cidadã. Incomodada com o desprezo explícito à vida humana senti a obrigação de pedir a todos os meus contatos que repensem seus valores de respeito e dignidade à vida sempre que pensem em assistir esse e outros programas que indiquem sinais tão fortes de insulto a nós, telespectadores. Insulto a nossa capacidade e direito de exigir jornalismo de qualidade em palavras e atitudes.
Se concorda, repasse o email. Quanto mais as pessoas se conscientizarem dos "pequenos" males que nos envolvem com graça e alguns risos com gosto de sangue, mais chance teremos de exercer e usufruir daquilo que chamamos de cidadania. Merecemos mais respeito.


Atenciosamente,


--
Elaine Oliveira

Nutricionista e Personal Diet
Contato: (83) 88687950